REVISTA PESSOAL – MARÇO/ABRIL Nº 166

Posted onCategoriesRevista

Já ouviu falar de brand awareness, engagement e employer branding? Estes conceitos têm vindo a ganhar bastante destaque nos departamentos de Recursos Humanos das empresas de todo o mundo. Esta realidade ativada pela escassez de talento no mercado de trabalho, exige às empresas uma necessidade cada vez maior de se tornarem atrativas. E é, precisamente, com a pergunta “Sabe se a sua empresa é atrativa?”, que a Pessoal de março/abril abre a temática “Encontrar e Desenvolver Talento”, em grande destaque nesta edição.
Nos dias que correm, os desafios da gestão do capital humano estão cada vez maiores. O mundo tem mudado a uma velocidade ímpar e as empresas têm vivido momentos disruptivos e inéditos, o que torna urgente a constante atualização por parte dos líderes, tanto a nível local, como a nível global, e a adaptação das organizações de acordo com as exigências do momento. Estas preocupações bastante atuais estão em foco no dossier de “Consultoria”, onde procuramos abordar as novas tendências globais na Gestão de Pessoas. Entre outros conteúdos, destaque para as conclusões apresentadas pela ManpowerGroup Portugal na prestigiada Conferência de Davos, promovida anualmente pelo Fórum Económico Mundial, e onde estão presentes os principais líderes mundiais da política e do mercado empresarial.
Pelo sexto ano consecutivo, a iniciativa “Melhores Fornecedores RH”, promovida pela APG – Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas, em parceria com as empresas Qmetrics e Mínimos Quadrados, premiou as empresas que mais se destacam nesta área pelas suas boas práticas. No dossier especial dedicado aos prémios, apresentamos as novidades desta edição, explicamos como são apurados os resultados e revelamos, ainda, alguns testemunhos dos vencedores.
No segmento “Atualidade” desta edição, destaque para as conclusões apresentadas pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal na Conferência Moldar o Futuro, cuja proposta era encontrar possíveis caminhos que permitam a Portugal responder à urgência do crescimento.
Da EAPM – European Association for People Management chegam dois artigos: “A polarização do mercado de trabalho: quando é que o gigante adormecido irá acordar?”, dos Países Baixos, e “A retenção de talentos numa pequena ilha”, de Malta.
Em entrevista à Pessoal, Mariana Canto e Castro, diretora de Recursos Humanos da Randstad, falou sobre a importância da alimentação saudável nas empresas e de que forma pode influenciar o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.
Tiago Farinha, diretor-geral da KCS iT, é o entrevistado da rubrica “Kelly Connecting Knowledge” desta edição. Entre outros assuntos, o responsável da consultora de tecnologias de informação abordou o crescimento ininterrupto da empresa e a necessidade de internacionalização da marca.
Na reportagem “Saúde e Bem-estar”, Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX, explica como se pode ter uma equipa feliz, saudável e produtiva, com impacto direto nos resultados da empresa.
Destaque ainda para a viagem do mês, que nos leva até à Sérvia, um “país à procura do tempo perdido”.
Motivos de leitura não faltam nesta edição da Pessoal. Não perca!

LEIA AQUI