REVISTA PESSOAL – MAR/ABR Nº 172

Posted onCategoriesRevista

“As novas formas de atrair talento” é o tema central da mais recente edição da revista Pessoal, que ganha especial destaque no dossier dedicado à área de Recrutamento e Seleção. De facto, o avanço da Internet e das redes sociais, aliado à entrada de novas gerações no mercado de trabalho, fizeram com que o processo de seleção e contratação de colaboradores mudasse de forma radical. O que antes era feito através dos tradicionais “currículo e entrevista”, agora é realizado com a ajuda de várias ferramentas digitais. Por outro lado, a crescente falta de profissionais especializados obriga as empresas a repensar o branding da sua marca, tão valioso na atração de novos talentos.
Também em destaque nesta edição estão as universidades e escolas de negócio, e a forma como estas veem a aprendizagem contínua enquanto questão de sobrevivência profissional. Neste dossier, abordamos o mercado de trabalho que, hoje em dia, é global, instável e acelerado, o que exige aos profissionais de todos os setores uma preocupação constante com o desenvolvimento das suas competências, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. No contexto de revolução digital que atravessamos, os Recursos Humanos e a sua formação assumem-se, também, como uma prioridade para as empresas que pretendem alavancar a sua competitividade. Tendo como certo que o sucesso de uma empresa, de um governo, de um povo ou de um país depende da aposta na educação e na formação, cabe, atualmente, às universidades e escolas a missão de preparar as sociedades para a mudança acelerada a que estão sujeitas.
Na secção “Atualidade”, damos a conhecer os vencedores da sétima edição da iniciativa Melhores Fornecedores RH, promovida pela Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, em parceria com as empresas Qmetrics e Mínimos Quadrados; e Stephan Morais, Young Global Leader do World Economic Forum, relata-nos o que se passou na tradicional e famosa reunião anual que congrega a elite mundial para debater os mais importantes temas globais, e que se realizou em finais de janeiro, em Davos.
Nas entrevistas, estivemos à conversa com Paula Moreira, DRH da Cotesi, a maior produtora mundial de fio agrícola; e também com Nuno Ricardo, broker da The Expo Group, a agência Remax n.º 1 da Europa há vários anos consecutivos.
Ainda há tempo para a viagem do mês, que nesta edição leva-nos até ao Quénia, com um excerto da obra Itinerários Perdidos, de Maria João Castro.
Tudo isto (e muito mais) na sua Pessoal de março/abril. Não perca!

LEIA AQUI