Metodologia

Desde 2012 que a metodologia de avaliação de lideranças BTL® tem vindo a ser aplicada às lideranças das organizações que, voluntariamente, se inscrevem no estudo anual, e também aquelas que dentro das organizações têm optado por aplicar este assessment de liderança que avalia competências e características de personalidade de liderança em quatro dimensões.

0

Líderes avaliados

0

Inquéritos

0

Audiência/Ano

0

Competências e características avaliadas

Metodologia

A metodologia do projeto foi desenvolvida em duas fases. Numa primeira fase, foi realizada uma pesquisa exaustiva, quer bibliográfica quer sobre projetos similares realizados noutros países. Numa segunda fase, tendo em vista adaptar o modelo à realidade portuguesa, um conjunto de especialistas em recursos humanos foram convidados a dar a sua contribuição. Essa contribuição, de grande valor, permitiu que o modelo a utilizar avalie as competências e características de personalidade consideradas, por estes especialistas, como as mais relevantes para um gestor de pessoas em Portugal.

Avaliar as lideranças

Desta forma, o modelo adotado caracteriza o gestor nas seguintes áreas:
 

Desenvolvimento e o desempenho das pessoas dentro da sua equipa

Desenvolvimento e o desempenho das pessoas dentro da sua equipa

  • Delegação
  • Avaliação das pessoas
  • Comunicação
  • Desenvolvimento pessoal e profissional
Desenvolvimento e o desempenho da equipa

Desenvolvimento e o desempenho da equipa

  • Resolução de conflitos
  • Planeamento e organização da equipa
  • Optimização de recursos e competências
  • Facilitação de comunicação dentro da equipa
Desenvolvimento e o desempenho da empresa de que fazem parte

Desenvolvimento e o desempenho da empresa de que fazem parte

  • Estímulo da inovação
  • Orientação estratégica
  • Comunicação da Visão da Organização
  • Foco no cliente
Desenvolvimento social

Desenvolvimento social

  • Comportamento ético irrepreensível
  • Práticas inclusivas e não discriminatórias
  • Preocupações sociais
  • Preocupações ambientais

Estas dimensões reúnem as competências do gestor, ou seja, o que o gestor pratica enquanto líder da sua equipa. Aqui é medido, entre outros aspetos, a motivação que o gestor transmite à sua equipa, a forma como facilita a comunicação dentro da equipa e como comunica a visão da organização. No entanto, a forma como o gestor pratica essas ações é igualmente um fator importante, por isso a avaliação das características pessoais do gestor é também parte integrante do modelo adotado. Nesta dimensão são avaliados aspetos como autenticidade, integridade, flexibilidade, resiliência e coragem, entre outros.

A avaliação do gestor nestas quatro dimensões referidas (colaborador, equipa, organização, sociedade e características pessoais) é efetuada pelos elementos da sua equipa.

 

Quero receber o relatório tipo

Ad
Ad
Ad
Ad

Destinatários

Os destinatários do estudo são as chefias diretas (gestores de pessoas que tenham pelo menos cinco pessoas a reportar-lhes diretamente) e as chefias indiretas de segundo nível (gestores de pessoas que tenham pelo menos dez pessoas a reportar-lhes direta ou indiretamente).

O processo inicia-se com a candidatura dos gestores, podendo estas ser apresentadas pelas organizações, que candidataram o(s) seu(s) gestor(es) de pessoas, ou a título individual com autorização da respetiva organização.

Depois da formalização da inscrição, é solicitada a indicação de listagem de colaboradores que reportam direta ou indiretamente aos candidatos, há pelo menos seis meses, para integrarem a base de sondagem do estudo de avaliação dos gestores de pessoas.

Em seguida, é realizado um convite a cada elemento da equipa para responder a um questionário que reúne mais de 60 aspetos a serem caracterizados, de acordo com a perceção que detêm do seu gestor. O questionário é disponibilizado via e-mail aos inquiridos, sendo respeitada a confidencialidade das respostas individuais.

Após o período de resposta aos questionários, é efetuado o tratamento das respostas, em que a pontuação final de cada candidato é calculada com base na média ponderada das respostas ao questionário relativas ao candidato em questão (com resultados expressos na escala de 1-100).

É a partir dos resultados apurados que são atribuídos os prémios. O ranking dos Best Team Leaders é ordenado por ordem decrescente de pontuação total obtida. Para efeitos da classificação final não são considerados candidatos com menos de 5 questionários respondidos e/ou taxa de resposta abaixo de 70%.

A cada candidato é disponibilizado um relatório individual em suporte eletrónico contendo a análise, por categoria, das dimensões do estudo, bem como um benchmarking com os resultados globais e recomendações de melhoria.

Inscrição

dos Gestores de pessoas (pelas organizações ou individualmente)

Listagem

Solicitação da listagem de colaboradores que reportem direta ou indiretamente aos candidatos

Questionário

Envio de questionário via e-mail aos elementos da equipa do candidato

Resposta ao Questionário

Por parte dos elementos da equipa (as respostas individuais são confidenciais)

Tratamento das respostas

(resultados expressos numa escala de 1 a 100)

Ranking

Elaboração de ranking de gestores de pessoas (ordenado por ordem decrescente de pontuação total obtida)

Resultados Globais de 2020

Classificações Médias

Classificações Médias

Todos os líderes que se candidatam a este prémio recebem um relatório com os resultados atingidos e que inclui também comentários e sugestões dos liderados. Esta informação permite que identifiquem claramente os seus pontos fortes e pontos fracos.

Competências com pontuações mais Elevadas

Sociedade

Práticas inclusivas e não discrimitatórias

organização

foco no cliente

equipa

resolução de conflitos

pessoas

desenvolvimento pessoal e profissional

Competências com pontuações mais baixas

Sociedade

preocupação ambiental

ORGANIZAÇÃO

Orientação estratégica

EQUIPA

facilitação de comunicação dentro da equipa/Planeamento e organização da equipa

PESSOAS

delegação